Histórico

CENTRAL DE ABASTECIMENTO DE ABASTECIMENTO DE HORTIFRUTI – CEASA – Tocantins

As boas condições climáticas, altitude e disponibilidade de água no Tocantins favorecem o plantio de frutas, especialmente do abacaxi, banana, melancia e caju.

Com a previsão da chegada de grandes centros atacadistas no Tocantins, como é o caso do Carrefour e do Extra, a procura por frutas de boa qualidade deve aumentar. Aliado a essas oportunidades, a operacionalização da Ceasa - Central de Abastecimento de Hortifrutigranjeiros, será um portal de entrada para novos investidores no Estado, fomentando a expansão da produção de frutas tropicais, aumentando a demanda comercial por frutos saudáveis.

Em 2009, a Seagro estipulou como o Ano da Fruticultura Tropical Tocantinense.

CEASA já conta com: 02 (dois) galpões de 1.800 m² cada, um com 12 boxes e o galpão do produtor, denominado popularmente de “pedra”;

Estamos efetuando o cadastramento de comerciantes e produtores, interessados em participarem do CEASA – Tocantins.

 

INAUGURAÇÃO

Ocorreu em 04 de junho de 2009;

Edital da licitação dos Box´s , está publica no site da Comissão de Licitação da Séc. Fazenda, www.cpl.to.gov.br no site na Séc. da Agricultura www.seagro.to.gov.br e no site do próprio CEASA que é www.ceasa.to.gov.br. Estamos recebemos bastantes interessados em participar da licitação dos 12 box, tanto as empresas de Palmas e região como também até mesmo de outros Estados, tem nós ligados procurando maiores informações sobre o Edital.

Portanto o funcionamento dos box somente poderão iniciar após o resultado da licitação.

Será entregue uma Carteira de Acesso a Portaria da CEASA, tanto do titular como de seus dependentes.

O Funcionamento será de 2ª a 6ª - Feira das 6 às 19 hrs; para as salas – Box´s - Atacadistas

 

GALPÃO DO PRODUTOR

Organização dos Produtores

Esta sendo efetuado os cadastros das associações/cooperativas e dos produtores individuais, interessados em se instalar no galpão pedra – denominado galpão do produtor, que terão inicialmente 90 (noventa) espaços de 2 x 5 mts, a disposição dos pequenos produtores.

Funcionamento do galpão está previsto para iniciar dentro de no máximo uns 10 dias, após a conclusão deste cadastro dos interessados;

Quanto às instalações, já está 100 % concluída e pronta para o funcionamento, aguardando apenas a conclusão do cadastro dos produtores interessados, até por estamos efetuando com maior critério para não beneficiar os atravessados, e ainda não causar injustiça com nossos produtores que tanto aguardam este CEASA.

Os interessando poderão nos procurar na Diretoria de Fruticultura e Silvicultura da Secretaria Estadual da Agricultura, ou na própria sede da CEASA, até o dia 30 deste mês para manifestar seu interesse no espaço no galpão do produtor.

Pretendemos dar início as atividades o mais breve possível, assim que concluir a licitação dos box´s e o cadastro dos produtores.

 

Temos hoje mais de 300 – Produtores já cadastrados que serão analisados o perfil como:

  • Comprovação que seja realmente produtor rural;
  • Ser associado a alguma associação ou cooperativa;
  • Iremos efetuar uma visita técnica a estes produtores já cadastrados;
  • Na conclusão destes cadastros, será entregue uma Carteira de acesso a Portaria da CEASA, tanto do titular como para seus dependentes.