Notícias

Estudantes do Instituto Federal do Tocantins participam de aula prática no Ceasa de Palmas

25/08/2016 - Eliane Tenório - Governo do Tocantins

Nesta quinta-feira, 25, a aula dos alunos do Curso de Tecnologia em Agronegócio do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), de Palmas, aconteceu na Central de Abastecimento de Hortifrutigranjeiros (Ceasa) de Palmas.  Na ocasião os alunos tiveram a oportunidade de acompanhar os vários processos de recebimento, separação e classificação dos hortigranjeiros no atacado. 

Durante a visita os alunos puderam ver na prática como funciona uma central de distribuição e aprenderam sobre os procedimentos das boas práticas de comercialização que são realizadas tanto por agricultores como por permissionários atacadistas que atuam no Ceasa. Tais como observar os padrões de classificação dos vegetais adotados pelo Ceasa, conhecer as tecnologias para minimizar as perdas pós-colheita dos vegetais; a estimativa mensal do volume de comercialização de produtos e o volume de perdas dos vegetais, além de conhecer também o descarte, o galpão produtor e o que é feito dos alimentos que não são comercializados.

Sobre o destino do excedente de alimentos o gerente de abastecimento da Ceasa, Jackson Correia informou que o Programa Mesa Brasil, do Governo Federal, recebe todos os alimentos não comercializados, processa e distribui para a população com déficit de nutrição. “ É um dever da instituição promover informações para que os estudantes se tornem profissionais qualificados e também empreendedores”, afirmou.

 “Acredito que os alunos viram na prática tudo o que foi explicado em sala. A aula prática supriu as nossas expectativas além-aula”, disse a professora de Tecnologia Pós-colheita de Frutas e Hortaliças, do Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio da IFTO, Vanessa David Domingos.

Ceasa

A Ceasa de Palmas foi inaugurada em 2009 e está localizada na quadra APE-01, lote 01, Avenida São Paulo Loteamento Jardim Paulista Setor Industrial Sul, com horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 6 às 14 horas. Para mais informações acesse www.ceasa.to.gov.br

Compartilhe esta notícia